Quanto menos você sabe, mais feliz você é.

Escolha entre a verdade e a felicidade.

quarta-feira, 21 de março de 2012

História da Arte: A Arte Bizantina (Jogo do Oitavo Erro)

                                                                                  Basílica de Santa Sofia             (Foto: Divulgação) 



 A Arte Bizantina tem seu auge durante o século VI. Sua principal característica é a grande relação, que a mesma, mantém com a religião, tanto que, a grande maioria das obras do gênero, conhecidas, estão estampadas em igrejas. A imagem acima, mostra a Basílica de Santa Sofia, que significa "Sagrada Sabedoria", e  está localizada em Istambul, na Turquia; contruída entre 532 e 537 d.C., esta construção mantém sua popularidade em alta, em nível de reconhecimento. A beleza da arte não está, apenas, na arquitetura externa, veja:


Arquitetura externa aproximada
 

Arquitetura interna

Mosaico - azulejos decorativos






 * Sessão saiba mais:

Representação das Virgens Bizantinas


(Foto: Divulgação)
Estas representações se encontram, não apenas em pinturas e mosaicos, mas também (e principalmente), nos chamados ícones devocionais.
 - BLOCHERNITISSA: Apresenta um manto sobre sua cabeça e os braços estendidos para cima, indicando sua missão de intercessora e suplicante.
 - PANAGHIA: Representa Maria como a Toda Santa. Nesta representação Maria e o Menino Jesus ostentam coroas, e ele aponta em direção à Maria indicando a sua santidade


                                                              
                                                   Simbolismo Arquitetônico



Segundo René Guénon, ( Que é considerado como o homem que deu origem à escola de pensamento), toda construção religiosa possui uma significação cósmica. Este princípio, se aplica sem dúvida alguma à arquitetura cristã em geral, e à bizantina em particular, em especial, o significado místico que se encontra presente em um elemento específico: a cúpula. Este, como podemos constatar, não é apenas um elemento arquitetônico decorativo, pois corresponde à concepções estéticas fundamentadas em um simbolismo preciso. A cúpula não possui seu sentido em si mesma, mas sim naquilo que representa: a abóbada celeste.. A cúpula representa o céu e, sua base a terra, assim, o edifício completo representa uma imagem do cosmos.




Cúpula da Basílica de São Pedro (Foto: Divulgação)


Estrutura de uma cúpula


Onde localizar reflexos da Arte Bizantina na contemporaniedade?





Em 1939, foi construída, em São Paulo, uma réplica da Basílica de Santa Sofia onde, atualmente, é a sede do arcebispado da igreja Ortodoxa do Brasil.



FINALIZANDO...

Abaixo, a imagem-resposta do "Jogo do Oitavo Erro", publicada no fanzine elaborado pelos alunos do primeiro semestre de Jornalismo e Radio e TV.



Texto/Pesquisa: Camila Ferreira, Mariana Bueno e Nataly Miranda. Foto/Pesquisa: Priscila Guedes de Oliveira. Criação de imagem "Jogo do Oitavo Erro": Juninho Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário